Eric Satie

Ganhou a vida por muito tempo como pianista de fé . Sua música aspirava a uma simplicidade e objetividade que os wagnerianos e pós-wagnerianos haviam eliminado. Ele também buscaria uma espécie de frescor e de humor, tão raro no seu tempo, e um estreito envolvimento com a natureza e com as coisas cotidianas.
Sua filosofia reflete na sua escassa produção, já que Satie preferia viver a compor. Contudo, a qualidade do seu trabalho era excepcional. Seu espírito irônico e brincalhão o fez dar títulos insólitos para suas obras: Fragmentos em forma de pêra, Gimnopedias e Três Prelúdios Flácidos para um cachorro.
Cocteau disse sobre Satie: "cada obra nova dele é um exemplo de despojamento".Isso de fato é atestado nas suas excelentes peças Missa dos Pobres e Socrátes,  além da deliciosa ópera cômica O Ardil de Medusa.
trecho extraído do livro A Arte da Performance - Jorge Glusberg










Filme do romance de Satie com a pintora Suzanne Valadon




 In 1893, French composer Erik Satie had a brief but passionate love affair with painter Suzanne Valadon. Seventeen years later, the river Seine breaks its banks, flooding most of Paris. Pursued by the surging waters Suzanne (Veronica Tennant) seeks refuge in an after hours cafe in Monmartre. There she encounters her former lover Erik Satie (Nicholas Pennell). As the floodwaters rise, the cast of trapped cafe denizens, including four exotic contortionists and a jester from the Cirque du Soleil, blend their expressive styles. The poignant story of reconciliatory love unfolds and we are entranced by the cafe patrons' fantastical machinations set against Erik Satie's mystical piano works. The choreography is by the Cirque de Soleil's Debra Brown. Production Co: Rhombus Media Director: Tim Southam Writer: Tim Southam Stars: Nicholas Pennell, Veronica Tennant and René Bazinet Music: Erik Satie Performed by: Reinbert de Leeuw

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