17ª Edição do Projeto Oficinão do Galpão Cine Horto


NOTA DE ESCLARECIMENTO DA 17ª EDIÇÃO DO PROJETO OFICINÃO


Após realizar entrevistas presenciais com proponentes de dois projetos pré-selecionados para a 17ª edição do OFICINÃO, o Galpão Cine Horto anunciou, em 27 de março, qual seria a proposta de pesquisa e criação teatral escolhida. Entretanto, ao dar início à formalização da parceria, a coordenação do centro cultural foi comunicada sobre a inviabilidade de manutenção da ficha técnica original do projeto. Após uma série de reuniões sobre o assunto, o conselho gestor do centro cultural optou por reabrir o processo seletivo, com o intuito de manter-se fiel aos princípios de equidade contidos nas regras do edital, dentre elas a da exigência de prévia apresentação da equipe participante do projeto.

Os profissionais que encaminharam propostas para a primeira versão deste edital serão novamente bem-vindos. A eles e aos eventuais novos candidatos, solicita-se a observação cuidadosa das condições aqui estabelecidas.

Ainda que esta decisão acarrete um atraso no cronograma do processo a ser desenvolvido, a direção do Galpão Cine Horto acredita se tratar do melhor caminho a ser tomado, diante das inesperadas circunstâncias. Com este posicionamento, busca preservar o OFICINÃO, projeto de importância única na trajetória do espaço.

INSCRIÇÕES REABERTAS

Depois de completar 15 anos unindo e reunindo pessoas em torno do teatro, o Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, passa a limpo essa década e meia de encontros e apresenta uma reestruturação de um de seus mais importantes projetos de pesquisa e criação: o Oficinão.

A partir de 2014, esse projeto ganha novo formato, abrindo-se para propostas inéditas formuladas por coletivos de criação que tenham interesse em desenvolver suas pesquisas com o fomento do centro cultural. Ao apostar na renovação e na parceria com núcleos em formação ou grupos já estabelecidos, o Galpão Cine Horto espera aprofundar seus processos criativos, alcançar resultados artísticos ainda mais expressivos e contribuir para o êxito e para a longevidade desses coletivos. A responsabilidade artística sobre o espetáculo resultante será compartilhada entre o Galpão Cine Horto e o núcleo proponente, e a montagem passará a compor o repertório de ambos.

As propostas deverão estar ancoradas em, pelo menos, três eixos norteadores: direção, dramaturgia e atuação. Os proponentes também deverão considerar o caráter formativo dos projetos, planejando em suas pesquisas etapas que contemplem não só o aprimoramento teórico-prático dos participantes, mas também a troca com outros projetos do Galpão Cine Horto, como os Cursos Livres de Teatro, através de ensaios abertos destinados aos alunos; os Núcleos de Pesquisa; através de laboratórios práticos com a participação dos alunos-pesquisadores; e o CPMT – Centro de Pesquisa e Memória do Teatro, através da documentação e do registro de todo o processo criativo e de montagem do espetáculo. Os princípios que nortearão o desenvolvimento do processo também já deverão estar explicitados nas propostas, assim como uma previsão de cronograma e orçamento. O Oficinão, projeto que visa à reciclagem de atores com experiência e que já foi dirigido por integrantes do Grupo Galpão, residentes selecionados por edital e convidados, sempre estimulou o intercâmbio. Para a nova edição, esse caráter deverá ser preservado, permanecendo a troca de experiências entre artistas de origens diversas como foco importante do projeto. Cada proposta deverá prever a participação de um mínimo de 08 (oito) e um máximo de 12 (doze) atores, sendo que pelo menos a metade deles deverá ser escolhida por meio de seleção pública, a ser lançada pelo Galpão Cine Horto após o anúncio do resultado deste edital. A proposta também deverá trazer, em sua descrição, o núcleo de profissionais responsáveis por, no mínimo, três áreas da pesquisa e da criação: direção, dramaturgia e atuação.


ENVIO DE PROPOSTAS ATÉ 30 MAI 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário