Movimento pela educação democrática


Embora não seja um movimento recente, o movimento pela educação democrática ganhou força a partir das décadas de 1960 e 1970, inspirado por dois importantes críticos da educação convencional: Alexander Sutherland Neill (1888-1973) e Ivan Illich (1926-2002). Por uma série de razões, as escolas democráticas, como são chamadas, permaneceram num relativo isolamento até pouco tempo.

 Em 1989, uma organização chamada AERO (Alternative Education Resource Organization) foi criada com o objetivo de construir uma rede de escolas e outras experiências educacionais, incentivar e reunir publicações sobre o tema, construir listas de discussão, possibilitar a troca de experiências e informações e fortalecer a luta das escolas que ameaçavam ser fechadas por medidas autoritárias de governos conservadores. Em 1993, a AERO foi uma das responsáveis pela fundação do IDEC (International DemocraticEducation Conference), uma conferência internacional de escolas que vem ocorrendo desde então todos os anos.

Desenvolvendo experiências muito diversas, o principal traço deste movimento é a pluralidade. São escolas estatais como o Liceu Autogerido de Paris e a Escola da Ponte em Portugal ou iniciativas privadas como Summerhill na Inglaterra e a escola Lumiar em São Paulo ou comunitárias como o Jardim da Infância do MTD (Movimento de Trabalhadores Desempregados) La Matanza, na Argentina. Todas eles estão construindo os muitos caminhos de que é feita a autonomia 

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