Educação e o status quo


A educação está sempre referida a uma sociedade historicamente situada [...] 
Expressa os valores incorporados como princípios de uma sociedade, em um 
determinado tempo, e serve, concomitantemente, aos seus interesses. Por isso, 
como você já percebeu, podemos dizer que a questão da escola não é apenas 
pedagógica, mas política e ideológica também (BONFIM, 2013, p. 33)

         O que podemos considerar e muito de nossa educação atual é a importância da preparação para o mercado de trabalho e como temos de ser capazes de assim que concluímos um ensino médio, ou mais tardar um técnico ou superior estarmos completamente aptos para nos tornarmos lucrativos e uteis ao mercado.
         Claro que parece uma certa rebeldia se posicionar desta forma, entretanto há que se considerar que esta forma de pensar só esta fixa em nossa mente porque a muito se tem trabalhado para configurar o ciclo de vida social desta forma.
         Estamos tão submissos a isso que aquele que pensa que poderia ser diferente, ou que é opressor ter que necessariamente se enquadrar em alguma função é marginalizado e pré-julgado como um malandro, aquele que apenas deseja uma vida boa sem esforço...
          A  grande verdade é que todos aqueles que sempre desejaram nadar contra a correnteza sofreram fortes retalhações, foram marginalizados... como expõem de forma magistral Tocqueville [citado por Adorno e Horkheimer no texto sobre a Indústria Cultural, 1985, p.125]:

  “a tirania deixa o corpo livre e vai direto a alma...
                                                           O mestre não diz mais: você pensará como eu ou morrerá.
                                                           Ele diz: você é livre de não pensar como eu:
sua vida, seus bens, tudo você há de conservar, mas de hoje em diante você será um estrangeiro entre nós”

ou seja, a Punição:

“IMPOTÊNCIA ECONOMICA que se prolonga na IMPOTÊNCIA ESPIRITUAL do individualista.
Excluído da atividade industrial, ele terá sua insuficiência facilmente comprovada” 
(ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p. 125)



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ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BONFIM, M. Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: enfermagem: núcleo estrutural: proposta pedagógica: as bases da ação 6.  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/form_ped_modulo_06.pdf . Acesso em: 09.04.2013.

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