A educação está sempre referida a uma sociedade historicamente situada [...]Expressa os valores incorporados como princípios de uma sociedade, em umdeterminado tempo, e serve, concomitantemente, aos seus interesses. Por isso,como você já percebeu, podemos dizer que a questão da escola não é apenaspedagógica, mas política e ideológica também (BONFIM, 2013, p. 33)
O que podemos considerar
e muito de nossa educação atual é a importância da preparação para o mercado de
trabalho e como temos de ser capazes de assim que concluímos um ensino médio,
ou mais tardar um técnico ou superior estarmos completamente aptos para nos
tornarmos lucrativos e uteis ao mercado.
Claro que parece uma certa rebeldia se posicionar desta forma, entretanto há que se considerar que esta forma de pensar só esta fixa em nossa mente porque a muito se tem trabalhado para configurar o ciclo de
vida social desta forma.
Estamos tão submissos a
isso que aquele que pensa que poderia ser diferente, ou que é opressor ter que necessariamente
se enquadrar em alguma função é marginalizado e pré-julgado como um malandro,
aquele que apenas deseja uma vida boa sem esforço...
A grande verdade é que todos aqueles que sempre
desejaram nadar contra a correnteza sofreram fortes retalhações, foram
marginalizados... como expõem de forma magistral Tocqueville [citado por Adorno e Horkheimer no texto sobre a Indústria Cultural, 1985, p.125]:
“a tirania deixa o corpo livre e vai direto a
alma...
O
mestre não diz mais: você pensará como eu ou morrerá.
Ele
diz: você é livre de não pensar como eu:
sua vida, seus bens, tudo você há de conservar,
mas de hoje em diante você será um estrangeiro entre nós”
ou seja, a Punição:
“IMPOTÊNCIA ECONOMICA que se prolonga na IMPOTÊNCIA ESPIRITUAL do individualista.
Excluído da atividade industrial, ele terá sua insuficiência facilmente
comprovada”
(ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p. 125)
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ADORNO, T.; HORKHEIMER, M.
Dialética do Esclarecimento. Rio de
Janeiro: Zahar, 1985.
BONFIM, M. Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: enfermagem: núcleo estrutural: proposta pedagógica: as bases da ação 6. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/form_ped_modulo_06.pdf . Acesso em: 09.04.2013.
BONFIM, M. Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: enfermagem: núcleo estrutural: proposta pedagógica: as bases da ação 6. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/form_ped_modulo_06.pdf . Acesso em: 09.04.2013.
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