Núcleo de Dramaturgia do SESI PR e Teatro Guaíra

O Núcleo de Dramaturgia do SESI PR - Teatro Guaíra é um projeto educacional voltado para a descoberta e o desenvolvimento de novos dramaturgos e o aperfeiçoamento e reciclagem de dramaturgos não iniciantes.
 O Projeto consiste em duas etapas:
1ª) Avaliação dos textos encaminhados ao Núcleo - Em uma proposta de "portas abertas" serão recebidas dramaturgias inéditas de novos autores para avaliação pela coordenação literária do Núcleo.
2ª) Desenvolvimento das habilidades da escrita dramatúrgica por meio de curso de dramaturgia serão ministradas uma série de oficinas, workshops, leituras dramáticas, e encontros com dramaturgos, entre outras atividades, serão oferecidas aos novos autores que forem identificados pela curadoria como talentos com potencial a ser desenvolvido, bem como a oferta de leituras dramáticas e os seminários para a comunidade.
 A iniciativa, inédita na área cultural do Estado, tem desde seu início em 2009, a parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra e apoio cultural do Conselho Britânico. A formação de novos autores ocorre por meio de workshops, oficinas, palestras e encontros ministrados ao longo do ano, por dramaturgos de renome nacional ou regional. Concebido e realizado pelo SESI PR, o Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná 2012 integra a série de programas e ações da entidade para abrir aos trabalhadores das indústrias e à comunidade em geral o acesso a conhecimento e bens culturais.
Neste ano, o Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná recebe mais um realizador, o Centro Cultural Teatro Guaíra. Com a entrada deste grande parceiro, as oficinas de Dramaturgia e de Encenação ganham um espaço adaptado para a ocorrência das aulas, além de toda a infraestrutura do maior teatro do Paraná, adquirindo uma nova nomenclatura, Núcleo de Dramaturgia SESI PR - Teatro Guaíra. 

OBJETIVOS
  • Criar um núcleo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de dramaturgos e de diretores /encenadores, que se torne referência na área teatral brasileira;
  • Oferecer um processo de excelência de longo prazo focado no aprimoramento de talentos em dramaturgia e outros textos criativos para artes cênicas;
  • Incentivar a criação de dramaturgias que expressem novas visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas;
  • Estabelecer um intercâmbio dos autores locais com dramaturgos de destaque no cenário nacional e internacional.
  • Valorizar a criação artística contemporânea, capaz de suscitar no receptor novas percepções, provocações e questionamentos.

PÚBLICO ALVO:
Estudantes de artes; escritores, atores, diretores, produtores, roteiristas e demais interessados.

NOVAS INSCRIÇÕES:
Fevereiro a abril de 2013.

MAIS INFORMAÇÕES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário