DEZ CONSELHOS SIMPLES E ÚTEIS NO DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DAS TÉCNICAS DE KARATE-DÔ


10 Conselhos publicados no site da Academia Kodokan (frequentada no passado por ninguém menos que Paulo Leminski) para desenvolver-se as técnicas de Karate-dô

1)
Fortaleça a musculatura ligada a pélvis (nádegas, coxas e abdominais) - Koshi.

2)
Treine e desenvolva a consciência do “Tandem” com a respiração diafragmática.

3)
Quando nas posições específicas do Karate-dô, movimente-se levantando o mínimo possível o seu centro de gravidade e quando se deslocar, não endureça o joelho da perna da frente, pelo contrário flexione-o.

4)
Treine cinco minutos por dia a rotação dos antebraços com velocidade e contração final, sem afastar os braços do tronco.

5)
Na preparação de uma técnica, feche os ângulos dos membros o máximo e abra o mais tarde possível (perna ou braço).

6)
Inspire na preparação e expire na execução de qualquer técnica, pressionando o ventre abaixo do umbigo (Tandem).

7)
Interrompa o movimento de todos os seus músculos com decisão no final de qualquer técnica - “Kime”.

8)
Na luta (Jiu-Kumite), não use as posições do Kihon (básico). Mantenha os pés sempre na largura dos ombros sem cruzá-los, apoiando o Tandem firmemente acima deles, sereno e alerta.

9)
Estude a distância (Ma-ai) que o separa do seu oponente, observe a sua movimentação e as suas reações, seja sereno e alerta.

10)
Seja como um “Koan” (quebra cabeça ZEN), como a água que escorre através dos dedos quando tentamos segurá-la; ela escorre não pela sua força, mas usando a pressão que lhe é aplicada. Ataque e defesa são um só movimento, não há esforço nem resistência e nem hesitação. A água não hesita, pois ao encontrar um obstáculo o contorna e continua indo para frente sem olhar para trás. Deve lutar “indo direto para frente”.

SUN-TZU diz:
“O homem no seu nascimento é tenro e fraco; ao morrer, é rígido e forte... Portanto, a rigidez e a força são concomitantes com a morte; a fraqueza e a suavidade são concomitantes com a vida.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário